domingo, 24 de junho de 2012

EDUCAÇÃO vs CRIMINALIDADE


O Secretário de segurança do Piauí Robert Rios concedeu entrevista ao programa Agora, da TV Meio Norte. Ele falou ao apresentador Silas Freire sobre a violência em Teresina, apesar dos dados do IBGE apontarem o Piauí como o Estado menos violento do Brasil.
Na conversa o secretário comentou que a cidade de Teresina está mais violenta e medidas estão sendo tomadas, como por exemplo um reforço policial maior na Vila Irmã Dulce. Para ele a educação é a base para melhora a segurança. “A educação é que diminui a violência. No Japão jogaram duas bombas atômicas, mas 50 anos depois se o país se reergueu. Na Alemanha, após a guerra, a população estava dizimada e não havia estrutura, mas décadas depois se reergueu também. Nos dois casos a educação foi a ferramente para que cada país se levantasse novamente” – ilustra Robert Rios.
Ainda sobre a educação, o secretário comentou que deve melhorar para que a sociedade seja melhor: “é preciso investir no professor, o governo precisa investir na recuperação de usuário de droga, pois as mães estão procurando clínicas para os filhos, mas não conseguem vagas. Aqui em Teresina há jovens que ficam presos, quando na verdade, deveriam estar num clinica de desintoxicação nesse tempo”
Robert Rios, inclusive, questiona se é culpa da polícia o jovem assaltando, a adolescente engravidando. Em seguida ele enumera o que a cidade precisa: educação, saúde, infraestrutura pra tirar a juventude da situação de risco. “Se as coisas não se resolveram, nós é que vamos ficar trancados, com medo desses que, hoje estão presos” – completa o secretário.
A fala do deputado vai de encontro a situações que ocorrem na capita, especialmente com a juventude. Um exemplo disso foi um assassinato que ocorreu no bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina, quando o menor de idade Iago Sousa de Macedo (15 ano) foi morto com um tiro no peito na madrugada da terça-feira (19/06). Crime esse que aconteceu por volta das 2h20 da manhã, horário que os adolescentes devem estar na casa, de acordo com a portaria 149 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Segundo informações do 7º Distrito Policial (Parque Alvorada) à reportagem do180graus, a morte de Iago foi devido a uma rixa que começou quando ele roubou um revólver de um criminoso. O de pai do Iago ainda teria ido devolver, mesmo assim, o adolescente teria ficado marcado.
O crime aconteceu próximo a um açougue, localizado na esquina da rua Raimundo Nonato Mesquita com rua Sapucaia. Após os tiros, a vítima ainda saiu fugindo pela rua Sapucaia, onde há marcas de sangue no chão, e acabou caindo cerca de 50 metros depois. Vizinhos até pensaram que eram bombinhas de de festejos.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More