Durante a viagem, você quer dar uma esticada até uma cidade vizinha. Ou conhecer aquela praia que fica um pouquinho mais longe sem se preocupar com o horário de voltar. Ou ainda, sentir o gostinho de dirigir em países que seguem a mão direita, como a Inglaterra e o Japão. Nessas horas, a melhor opção é alugar um veículo.
A Locação de automoveis brasilia é uma mão na roda para dar aquela esticadinha sem se preocupar com o horário de voltar
Mas uma série de dúvidas pode surgir para os motoristas de primeira viagem. Preciso de algum documento para dirigir no exterior? E se tiver algum problema com o veículo? Para ajudá-lo a pegar a estrada tranquilo, conversamos com as principais locadoras de veículos.
1. Devo alugar o veículo antes da viagem?
Além de ganhar tempo alugando o carro antes da viagem, os preços costumam ser menores se você fizer a reserva com antecedência. Outra vantagem é garantir o tipo de veículo que deseja, já que a procura é maior no período de férias escolares e feriados prolongados. Veja as promoções oferecidas por cada locadora, que fazem convênios com companhias aéreas, hotéis, empresas de cartões de crédito e seguradoras.
Além de ganhar tempo alugando o carro antes da viagem, os preços costumam ser menores se você fizer a reserva com antecedência. Outra vantagem é garantir o tipo de veículo que deseja, já que a procura é maior no período de férias escolares e feriados prolongados. Veja as promoções oferecidas por cada locadora, que fazem convênios com companhias aéreas, hotéis, empresas de cartões de crédito e seguradoras.
2. Qual a idade mínima para alugar um veículo?
No Brasil, a idade mínima é de 21 anos, com carteira de habilitação emitida há mais de dois anos. Em alguns países, se você tiver entre 21 e 25 anos, é preciso alugar o veículo antes de sair para a viagem.
No Brasil, a idade mínima é de 21 anos, com carteira de habilitação emitida há mais de dois anos. Em alguns países, se você tiver entre 21 e 25 anos, é preciso alugar o veículo antes de sair para a viagem.
3. Quais os documentos necessários?
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é válida em mais de 130 países. Mas alguns países também exigem a Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Na Europa, a PID é obrigatória na Itália, Áustria e Grécia. O Canadá e alguns éstados dos Estados Unidos também exigem a PID.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é válida em mais de 130 países. Mas alguns países também exigem a Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Na Europa, a PID é obrigatória na Itália, Áustria e Grécia. O Canadá e alguns éstados dos Estados Unidos também exigem a PID.
Em países da América do Sul, como Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, além da PID, você deve comprar o seguro Carta Verde, que cobre danos pessoais e materiais causados a terceiros. Ele é vendido nas seguintes seguradoras: Allianz Seguros, Bradesco, HDI Seguros, HSBC Seguros, Porto Seguro e Sul América.
4. Como faço para emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID)?
Você deve preencher o requerimento do documento em duas vias, levar a cópia da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - deve estar dentro do prazo de validade -, e pagar uma taxa, que varia de acordo com o Detran de cada Estado. Por exemplo, em São Paulo, o valor da taxa é de R$ 191,95.5. Posso alugar o veículo em uma cidade e devolvê-lo em outra?
A princípio sim, mas as locadoras cobram uma taxa por conta do traslado do automóvel, quando a devolução não ocorre na mesma cidade.
A Hertz e a Movida, por exemplo, não cobram nada se a devolução for na mesma cidade, em qualquer parte do Brasil – o que ajuda bastante já que alguns aeroportos como o de Cumbica, em São Paulo, e o Galeão, no Rio, ficam longe do centro. Na Avis, se você estiver na França e Espanha, é possível retirar o veículo em uma loja e devolver em outra do mesmo país.
6. O que está incluído no valor da diária?
O valor da diária varia de acordo com o modelo do carro escolhido. As locadoras oferecem diferentes tipos de planos. Cada um deles conta com um tipo diferente de cobertura de riscos, que cobrem o carro alugado, danos corporais, danos materiais e danos morais a terceiros. O valor da diária também costuma incluir as taxa de serviço, taxas locais e impostos governamentais. Há também a opção de alugar o carro sem seguro, embora não seja recomendado. Esta última opção costuma ser escolhida por pessoas que já possuem seguros inclusos no cartão de crédito ou nas apólices internacionais. A tarifa também muda dependendo da escolha por aluguel com quilometragem livre ou com quilometragem controlada.
7. Quais os custos adicionais na hora de alugar um carro?
Na hora de alugar um carro, há também outros custos extras que são opcionais. Cobra-se, por exemplo, uma taxa diária para cada motorista adicional. Pode-se também optar pelo aluguel de GPS, cadeirinha para criança, entre outros. Há também uma taxa para devolver o carro em um local diferente do da retirada. Atrasos também são penalizados e cobra-se por hora adicional.
8. Preciso abastecer o carro antes de devolver?
A regra geral das locadoras é entregar o carro com tanque cheio e o cliente devolver com o tanque cheio. Neste caso, não será cobrado nada extra ao final. Caso se esqueça de encher o tanque ou não tenha tempo de reabastecer, a locadora cobrará o combustível com base em uma tabela própria, muito mais cara do que o valor cobrado nos postos de gasolina.
Alguma empresas, no entanto, dão a opção de você pagar antecipadamente o combustível, ou oferecem planos de locação "all inclusive", que desobrigam o cliente de devolver com o tanque cheio.
9. O que faço em caso de problemas com o veículo, como pane elétrica ou defeito mecânico?
Você deve ligar para a central de atendimento da locadora para relatar o problema. Algumas locadoras substituem o veículo sem acréscimo de taxas e enviam guinchos e assistência mecânica ao local. Também é possível adquirir proteções adicionais no momento da locação. As tarifas variam de acordo com a cobertura e o modelo do veículo.
10. O que acontece em caso de acidentes de trânsito, furto e roubo do veículo?
Ligue para a central de atendimento da locadora e registre um boletim de ocorrência na delegacia em, no máximo, 48 horas. Quando for alugar o veículo, você também pode adquirir coberturas adicionais contra terceiros, acidentes pessoais, furto, roubo e incêndio. As tarifas variam de acordo com as seguradoras. Assim como nos seguros convencionais de carros próprios, existem as franquias. Se ocorrer algum dano muito sério, o valor máximo a ser pago será o da franquia.
11. Qual o valor da diária para alugar um veículo no Brasil?
As tarifas variam bastante, dependendo do tipo de veículo, da cidade, das proteções adicionais de seguro e dos opcionais inclusos como cadeirinha de bebê e GPS. Para exemplificar, a diária de modelos básicos custa a partir de R$ 39 na Hertz e R$ 39,90 na Localiza (para planos com quilometragem controlada e sem seguro incluso). Na Mobility é de R$ 86,90 e na Movida, a diária média é de R$ 89 (ambas com quilometragem livre, proteção e taxas inclusas).
12. Como funciona o pagamento dos pedágios?
O motorista deve sempre pagar os pedágios. Em alguns países, no entanto, algumas locadoras equipam os carros com mecanismos free flow, uma espécie de Sem Parar no Brasil, que permite que você passe livremente, cobrando os débitos posteriormente no cartão.
Você deve preencher o requerimento do documento em duas vias, levar a cópia da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - deve estar dentro do prazo de validade -, e pagar uma taxa, que varia de acordo com o Detran de cada Estado. Por exemplo, em São Paulo, o valor da taxa é de R$ 191,95.5. Posso alugar o veículo em uma cidade e devolvê-lo em outra?
A princípio sim, mas as locadoras cobram uma taxa por conta do traslado do automóvel, quando a devolução não ocorre na mesma cidade.
A Hertz e a Movida, por exemplo, não cobram nada se a devolução for na mesma cidade, em qualquer parte do Brasil – o que ajuda bastante já que alguns aeroportos como o de Cumbica, em São Paulo, e o Galeão, no Rio, ficam longe do centro. Na Avis, se você estiver na França e Espanha, é possível retirar o veículo em uma loja e devolver em outra do mesmo país.
6. O que está incluído no valor da diária?
O valor da diária varia de acordo com o modelo do carro escolhido. As locadoras oferecem diferentes tipos de planos. Cada um deles conta com um tipo diferente de cobertura de riscos, que cobrem o carro alugado, danos corporais, danos materiais e danos morais a terceiros. O valor da diária também costuma incluir as taxa de serviço, taxas locais e impostos governamentais. Há também a opção de alugar o carro sem seguro, embora não seja recomendado. Esta última opção costuma ser escolhida por pessoas que já possuem seguros inclusos no cartão de crédito ou nas apólices internacionais. A tarifa também muda dependendo da escolha por aluguel com quilometragem livre ou com quilometragem controlada.
7. Quais os custos adicionais na hora de alugar um carro?
Na hora de alugar um carro, há também outros custos extras que são opcionais. Cobra-se, por exemplo, uma taxa diária para cada motorista adicional. Pode-se também optar pelo aluguel de GPS, cadeirinha para criança, entre outros. Há também uma taxa para devolver o carro em um local diferente do da retirada. Atrasos também são penalizados e cobra-se por hora adicional.
8. Preciso abastecer o carro antes de devolver?
A regra geral das locadoras é entregar o carro com tanque cheio e o cliente devolver com o tanque cheio. Neste caso, não será cobrado nada extra ao final. Caso se esqueça de encher o tanque ou não tenha tempo de reabastecer, a locadora cobrará o combustível com base em uma tabela própria, muito mais cara do que o valor cobrado nos postos de gasolina.
Alguma empresas, no entanto, dão a opção de você pagar antecipadamente o combustível, ou oferecem planos de locação "all inclusive", que desobrigam o cliente de devolver com o tanque cheio.
9. O que faço em caso de problemas com o veículo, como pane elétrica ou defeito mecânico?
Você deve ligar para a central de atendimento da locadora para relatar o problema. Algumas locadoras substituem o veículo sem acréscimo de taxas e enviam guinchos e assistência mecânica ao local. Também é possível adquirir proteções adicionais no momento da locação. As tarifas variam de acordo com a cobertura e o modelo do veículo.
10. O que acontece em caso de acidentes de trânsito, furto e roubo do veículo?
Ligue para a central de atendimento da locadora e registre um boletim de ocorrência na delegacia em, no máximo, 48 horas. Quando for alugar o veículo, você também pode adquirir coberturas adicionais contra terceiros, acidentes pessoais, furto, roubo e incêndio. As tarifas variam de acordo com as seguradoras. Assim como nos seguros convencionais de carros próprios, existem as franquias. Se ocorrer algum dano muito sério, o valor máximo a ser pago será o da franquia.
11. Qual o valor da diária para alugar um veículo no Brasil?
As tarifas variam bastante, dependendo do tipo de veículo, da cidade, das proteções adicionais de seguro e dos opcionais inclusos como cadeirinha de bebê e GPS. Para exemplificar, a diária de modelos básicos custa a partir de R$ 39 na Hertz e R$ 39,90 na Localiza (para planos com quilometragem controlada e sem seguro incluso). Na Mobility é de R$ 86,90 e na Movida, a diária média é de R$ 89 (ambas com quilometragem livre, proteção e taxas inclusas).
12. Como funciona o pagamento dos pedágios?
O motorista deve sempre pagar os pedágios. Em alguns países, no entanto, algumas locadoras equipam os carros com mecanismos free flow, uma espécie de Sem Parar no Brasil, que permite que você passe livremente, cobrando os débitos posteriormente no cartão.
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