Jipe-robô da Nasa está no planeta vermelho há uma semana e, agora, tem maior autonomia para explorar o solo em busca de vida

Imagens em alta resolução obtidas pelo jipe-robô Curiosity em Marte mostram área escavada pelos motores propulsores usados durante o pouso (NASA/JPL-Caltech/MSSS)
O novo software é mais adequado, segundo a Nasa, para as operações que serão iniciadas na superfície de Marte. Até então, o jipe-robô Curiosity operava em modo de voo. Entre os principais recursos do novo programa estão o aumento da capacidade do jipe-robô Curiosity de usar seu braço mecânico e a ferramenta de broca, para recolher materiais do solo.
Além disso, o software permitirá um processamento de imagens mais avançado. Isso vai permitir que o Curiosity faça viagens mais longas, dando ao robô maior autonomia para identificar e evitar potenciais riscos por si só.
A Nasa também divulgou mais imagens em alta resolução da superfície de Marte. Essas fotos fazem parte da panorâmica colorida enviada pelo Curiosity na semana passada, quando a maior parte das imagens do mosaico ainda estava em baixa resolução. Isso ocorre porque o Curiosity primeiro envia os dados em baixa resolução e depois vai atualizando as informações, até que fiquem nítidas.

Imagens em alta resolução obtidas pelo jipe-robô Curiosity em Marte

Imagens em alta resolução obtidas pelo jipe-robô Curiosity em Marte
0 comentários:
Postar um comentário